Yamaha
Yamaha apoia campanha do Maio Amarelo e participa de pit stops voltados à segurança no trânsito- Iniciativas incluem adesão ao Laço Amarelo, programa promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária
- Promovidos pela Abraciclo e prefeituras, os pit stops oferecem treinamentos práticos e reflexões sobre segurança no trânsito para motociclistas
A mensagem principal de concientização para o Maio Amarelo deste ano segue a temática "Desacelere, Seu bem maior é a vida" - Foto: divulgação
A Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no Brasil, apoia novamente a campanha “Maio Amarelo”, movimento de conscientização com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade sobre os números de acidentes e vítimas de trânsito, bem como a necessidade de ações conjuntas para enfrentar esse cenário.
A empresa também aderiu ao Laço Amarelo, programa promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para fortalecer permanentemente a cultura de segurança nas vias, e irá participar de pit stops para motociclistas.
Neste ano, a principal mensagem de conscientização, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), segue a temática “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
De acordo com o ONSV, essa campanha traz uma reflexão sobre como a correria do dia a dia influencia o comportamento das pessoas no trânsito e tende a gerar atitudes mais individualistas, apressadas e desatentas. Como consequência, aumentam os riscos de acidentes graves. Neste contexto, para incentivar uma reflexão sobre as atitudes de todos nas vias, a entidade adotou o tema “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana”.
Segundo dados da Yamaha Riding Academy (YRA), que realiza treinamentos e campanhas voltadas à direção defensiva, a colisão de uma moto em um muro de concreto a 60 km/h tem o mesmo impacto que uma queda de 14 metros de altura. Caso a velocidade seja reduzida para 30 km/h, a força de impacto reduz em 75%.
“Promover um trânsito responsável é dever de todos os setores da sociedade. Por isso, acreditamos que apoiar iniciativas ligadas à segurança viária, como o Maio Amarelo e o Laço Amarelo, é uma forma de conscientizar e reforçar a importância de um comportamento seguro no trânsito todos os dias”, afirma Rafael Lourenço, Gerente de Relações Institucionais da Yamaha.
Yamaha nos pit stops
A Yamaha irá participar dos pit stops organizados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), com palestras, oficina sobre ponto cego para motociclistas e quiz interativo sobre segurança viária. A expectativa é de que cerca de 3 mil motociclistas sejam impactados.
Os primeiros acontecerão em Manaus (AM), nos dias 13 e 14 de maio, no Sesi Clube do Trabalhador. Nos dias 15 e 16, os pit stops serão no Centro Esportivo Tietê, em São Paulo (SP).
A empresa também participará de pit stops em parceria com prefeituras e autoridades de trânsito em São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Recife (PE).
“Como fabricante de motocicletas, avaliamos que a atuação do nosso segmento, em parceria com órgãos públicos, o terceiro setor e a sociedade, é essencial para construir um trânsito mais seguro”, completa Lourenço.
Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, com a inauguração da primeira fábrica fora do Japão, em Guarulhos (SP). Além de motocicletas, a marca é a única fabricante de motores de popa no país. Com o objetivo de facilitar o acesso a produtos e serviços, oferece serviços financeiros e conta com a logística da Yamalog.
Atualmente, a companhia tem presença global em mais de 200 países e conta com 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com cerca de 597 concessionárias e emprega mais de 4 mil funcionários diretos.
Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO'S CONNECTED, a primeira scooter elétrica da marca no mercado local. A empresa também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.