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Mitos & Verdades - suspensão eletrônica x suspensão convencional- Com o aumento de veículos equipados com suspensão inteligente, surgem dúvidas em relação à tecnologia
- Juliano Caretta, da DRiV, esclarece algumas das principais questões sobre o tema
Com a eletrônica embarcada, muitos veículos passaram a contar com suspensões inteligentes, elevando os padrões de segurança, performance e dirigibilidade. Mas, à medida que essa tecnologia se populariza, cresce também o debate sobre suas vantagens em relação às suspensões mecânicas, envolvendo custos, manutenção e durabilidade. A Monroe, marca da DRiV, empresa global no mercado de reposição automotiva e referência global em amortecedores, é uma das principais fornecedoras de sistemas de suspensão inteligente para o aftermarket. Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da empresa, esclarece alguns mitos e verdades sobre o tema.
Embora tenha se tornado mais comum nos últimos anos, o uso de componentes eletrônicos em sistemas de suspensão em automóveis de rua já ocorre há quase três décadas. Disponível em superesportivos e modelos premium, esses dispositivos vem ganhando espaço gradativamente entre os lançamentos de diversas montadoras ao redor do mundo, tornando-se cada vez mais populares. Com isso, muito se fala sobre a adoção da suspensão eletrônica como padrão para os futuros lançamentos da indústria automotiva. Mas será que os dias dos amortecedores e conjuntos de suspensão convencionais estão contados?
Juliano Caretta, supervisor técnico da DRiV, entende que há espaço para ambas as tecnologias: “Em aplicações de alta performance, a adoção de conjuntos inteligentes contribui para uma maior precisão na condução. Em outros casos, um sistema mecânico consegue atender plenamente às condições de uso mais severas, entregando altos níveis de segurança, dirigibilidade e conforto”. Para esclarecer esses pontos, ele levanta algumas questões polêmicas e as desmistifica.
Suspensões tradicionais são mais confiáveis porque têm menos eletrônica
Mito - A confiabilidade da suspensão eletrônica está associada ao uso de sensores e módulos avançados, capazes de detectar falhas com antecedência e se adaptar ao terreno. Elas reduzem esforços excessivos e oferecem, em algumas condições, durabilidade comparável à das suspensões tradicionais.
Suspensões eletrônicas sempre custam mais caro na manutenção
Verdade – Por serem ainda uma tecnologia relativamente recente e menos comum, componentes de suspensão eletrônico têm um custo superior ao de sistemas convencionais. Além disso, exigem mão-de-obra altamente especializada, disponível em poucos estabelecimentos. No entanto, proporcionam economia ao longo do tempo, com menor desgaste de componentes, melhor conservação dos pneus e diagnósticos mais precisos — o que reduz intervenções corretivas frequentes.
Só carros esportivos ou de luxo usam suspensão eletrônica
Verdade – Embora a tecnologia venha se democratizando, com o aumento de modelos equipados com suspensão ativa, essa opção continua disponível apenas para as versões mais exclusivas das marcas, inclusive em categorias mais populares, como SUV’s. Entretanto, o número de montadoras que já adotam suspensões eletrônicas, por seus ganhos em eficiência energética, conforto e segurança, cresce continuamente, o que abre a possibilidade para que a tecnologia se popularize em veículos de menor valor, no futuro.
Suspensão inteligente é só para conforto
Mito - Embora o conforto seja um dos benefícios mais percebidos, a suspensão inteligente vai muito além. Ela melhora o desempenho dinâmico do veículo, aumenta a segurança em curvas e frenagens e reduz o desgaste de pneus e componentes estruturais. Em veículos elétricos, também contribui para uma gestão mais eficiente do peso da bateria e da estabilidade geral.
Suspensão tradicional oferece mais controle do motorista
Mito – A suspensão tradicional não possibilita a intervenção por parte do motorista. Ela utiliza amortecedores com carga fixa, sem a possibilidade de ajustes durante seu uso. Já as suspensões eletrônicas permitem a configuração de diversos parâmetros de funcionamento. O condutor pode ajustar com precisão sua operação, de acordo com o tipo de condução e contar com o suporte do sistema em tempo real, que se encarrega de corrigir erros de condução, antes mesmo que ele os perceba.
Suspensão convencional é mais robusta e confiável para aplicações severas
Verdade - Sistemas mecânicos ainda são a melhor opção para uso em estradas esburacadas, poeira e lama. Ideal para regiões rurais e veículos de trabalho. Além disso, problemas em componentes mecânicos são mais visíveis e fáceis de identificar sem a necessidade de scanners, sensores ou eletrônicos embarcados.
Suspensão mecânica continua ideal para uso em todos os tipos de veículos
Verdade – A grande maioria dos veículos continua a ser equipados com sistemas de suspensão mecânica, incluindo os novos modelos elétricos. O avanço das tecnologias utilizadas nesses componentes garante que continuem como o padrão da indústria por muito tempo, ainda. Isso assegura a manutenção da oferta dos serviços oferecidos nas milhares de oficinas disponíveis, preparadas para lidar com suspensões mecânicas, reduzindo tempo de inatividade e custos de serviço.
Sobre a DRiV
A DRiV™® é uma das líderes globais do desenvolvimento e fornecimento de componentes automotivos para o mercado de reposição. Como parte do Grupo Tenneco Inc., a DRiV™ mantém seu foco na busca incessante por soluções de alto desempenho para o aftermarket automotivo. Com sede em Lake Forest, Illinois, Estados Unidos, conta com 9 mil funcionários, em mais de 80 instalações, em todo o mundo. É detentora de algumas das mais renomadas marcas mundiais de sistemas automotivos, com mais de 100 anos de história. Como fabricante líder do setor, somos motivados a entregar os produtos e serviços que nossos clientes globais desejam. Guiados por nossos valores fundamentais, a DRiV™® está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo no mercado de reposição soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada e industriais.