CIEAM

Os ciclos que moldaram a Amazônia: FGV promove debate estratégico sobre história e desenvolvimento

 



Etelvina Garcia, historiadora, jornalista e pesquisadora 


Encontro virtual promove diálogo qualificado sobre crescimento, integração nacional e transformação social na região.


 Webinar analisará os fundamentos históricos, políticos e econômicos da Amazônia brasileira.


A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) da Fundação Getúlio Vargas, com apoio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), promove no dia 23 de fevereiro de 2026 (segunda-feira), às 19h (horário de Brasília), o primeiro episódio de 2026 da série Diálogos Amazônicos, com o tema “Amazônia: História e Economia”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV EESP.


A iniciativa integra a plataforma digital Diálogos Amazônicos, criada para fomentar discussões qualificadas com a sociedade civil organizada sobre temas estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira.


Neste encontro, o debate colocará em perspectiva a formação histórica da região e os fundamentos econômicos que moldaram e continuam moldando a Amazônia. Embora ocupe posição central nas discussões contemporâneas sobre desenvolvimento, sustentabilidade e soberania nacional, a complexidade histórica e econômica amazônica ainda é pouco compreendida.


Para além da floresta, a Amazônia é resultado de ciclos econômicos sucessivos, processos de ocupação, disputas políticas, projetos de integração nacional e profundas transformações sociais. O webinar propõe uma análise que articula passado e presente, abordando desde os ciclos de exploração e ocupação até os dilemas atuais do desenvolvimento amazônico, seus impasses e perspectivas.


Convidados especiais:        



  • Etelvina Garcia - Historiadora, Jornalista e Escritora, autora de dezenas de livros sobre a história e a economia da Amazônia.


Moderação:



  • Márcio Holland – Professor de Políticas Públicas na FGV EESP e Colunista Broadcast/Agência Estado. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.


Serviço:


Data: 23 de fevereiro (segunda-feira)


Horário: 19h00 às 20h00


Transmissão: Canal no YouTube da FGV EESP
 


Para mais informações, acesse: https://evento.fgv.br/dialogosamazonicos2302/


Sobre o Diálogos Amazônicos


A série “Diálogos Amazônicos” tem o patrocínio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Bic da Amazônia; Coimpa; Honda; Copag; Mondial; UCB da Amazônia; Visteon; Sinaees; Águas de Manaus; Super Terminais; Midea Carrier; Abraciclo; Simmmem; Impressora Amazonense; Fieam; Caloi; Tutiplast Indústria; Recorfama Indústria; GBR Componentes; Embalagem Placibras; Atem; Vinci; Bemol e Fundação Rede Amazônica.


 Sobre o CIEAM


O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões.

Fotos

Etelvina Garcia, jornalista e pesquisadora
Etelvina Garcia, jornalista e pesquisadora

Mais recentes