CIEAM

Futuro da Amazônia passa pela bioeconomia: especialistas se reúnem em SP para discutir inovação e novos modelos de desenvolvimento na região


O CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) tem o prazer de te convidar para participar presencialmente de um debate decisivo sobre o futuro da Amazônia e o avanço da bioeconomia no Brasil.


No dia 5 de dezembro, sexta-feira, a FGV EESP, com apoio do CIEAM, promoverá, em São Paulo (SP), a segunda edição da Conferência Diálogos Amazônicos, um encontro que reunirá especialistas, pesquisadores, líderes empresariais e representantes da sociedade civil para discutir novos caminhos de desenvolvimento sustentável para a região.


O evento traz dados inéditos, análises sobre a COP30 e debates sobre como a bioeconomia pode impulsionar uma nova transição econômica no país. Estudos recentes mostram que:



  • A bioeconomia amazônica pode gerar quase R$ 40 bilhões por ano até 2050
    • O setor tem potencial para criar 947 mil empregos
    • No Pará, por exemplo pode representar 4,5% do PIB já em 2030


Os painéis abordarão temas como inovação, empreendedorismo sustentável, cadeias produtivas da floresta em pé e o papel estratégico da Amazônia na agenda global do clima.


Será uma oportunidade única para captar tendências, números e análises essenciais à cobertura de economia, sustentabilidade, clima e desenvolvimento regional. Se tiver interesse de participar ou agendar entrevistas com os especialistas, fico à disposição para organizar.


Você pode confirmar presença pelo e-mail aryane.costa@grupoprinter.com.br, ou pelo telefone (11) 96634-9288.


 A programação completa pode ser acompanhada por meio deste link:


https://evento.fgv.br/conferenciadialogosamazonicos0512/


SERVIÇO


2ª Edição da Conferência Diálogos Amazônicos em São Paulo


Credenciamento: https://evento.fgv.br/conferenciadialogosamazonicos0512/


Data: 05/12 (sexta-feira)


Horário: 8h00 às 13h30


Local: Auditório FGV -  Rua Itapeva, 432, São Paulo, SP


Sobre o Diálogos Amazônicos


A série “Diálogos Amazônicos” tem o patrocínio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Bic da Amazônia; Coimpa; Honda; Copag; Mondial; UCB da Amazônia; Visteon; Sinaees; Águas de Manaus; Super Terminais; Midea Carrier; Abraciclo; Simmmem; Impressora Amazonense; Fieam; Caloi; Tutiplast Indústria; Recorfama Indústria; GBR Componentes; Embalagem Placibras; Atem; Vinci; Bemol e Fundação Rede Amazônica.


Sobre o CIEAM


O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 546 mil empregos, dos quais 130 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2024 com um faturamento de R$ 204 bilhões.

Fotos

Mais recentes