BROSE

Brose do Brasil e UniSenai-PR firmam parceria


  • Reconhecida por seu foco em inovação contínua, empresa firma parceria para desenvolvimento de soluções que otimizem processos

  • Alunos da UniSenai-PR apresentaram quatro projetos, dos quais, dois serão implementados


A Brose do Brasil, líder em sistemas de acesso veicular, é adepta da inovação aberta. Em outras palavras, do conceito de contar com fontes externas, como outras empresas, universidades, hubs de inovação, centros de pesquisa e startups, para desenvolver novas ideias, tecnologias e soluções. Uma das parcerias firmadas é com a UniSenai-PR, cujos alunos do curso de Engenharia de Software e do Superior de Tecnologia em Automação Industrial apresentaram soluções para otimizar processos internos.


"Ser inovador é um diferencial competitivo essencial para o Grupo Brose. Expandir os horizontes da empresa, além dos nossos funcionários, traz inúmeros benefícios, como a aceleração do processo de inovação, o acesso a novas ideias e tecnologias, a melhoria da competitividade, a ampliação do portfólio de soluções e maior agilidade e flexibilidade. Por esses e outros motivos, adotamos a inovação aberta", explica Marc Reydams, head de Engenharia e Inovação da Brose Brasil.


Dentro da jornada da inovação da empresa, foram propostos à UniSenai-PR quatro desafios:



  • Desenvolver uma plataforma de gestão de competências, que acelere o processo de evolução de carreira, relacionando os funcionários com as oportunidades internas e, também, gerenciando os planos de desenvolvimento de carreira.

  • Automatizar os relatórios de irregularidades identificadas nos processos produtivos.

  • Desenvolver uma plataforma mais ágil e interativa de avaliação de fornecedores, a partir de dados dos sistemas internos, coletados pelo fornecedor e gerados por automatizações no processo.

  • Automatizar o processo de conferência das características dimensionais dos componentes.


Ao longo de quatro meses, vários grupos de alunos se dedicaram aos desafios, sob coordenação dos professores responsáveis pelas Jornadas de Aprendizagem, Renato Dorighello, Cassiana Fagundes e Tuany Neves, e acompanhamento de quatro profissionais da Brose do Brasil, considerados padrinhos dos projetos: Anderson Jochen, Johann Quadrado, Camila Camargo e Guilherme Santos. Todo o processo também contou com a interface de Reydams, e de Bruna Schereiber, da área de Inovação.


“Os trabalhos fazem parte das Jornadas de Aprendizagem dos alunos do 1º ao 10º período. É um desenvolvimento acadêmico de soluções que atendam às demandas das indústrias, durante o período de um semestre, abrangendo entre quatro e cinco disciplinas de cada curso”, explica Giuliano Breda, coordenador da área de Metalmecânica da UniSenai-PR, destacando que as parcerias com a indústria começaram a ser firmadas em 2021. “É uma maneira de os alunos terem contato com a prática, desenvolvendo soluções para uma necessidade real.”


Para Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil, a aproximação mais forte da empresa com a academia e a realização de projetos concretos não só trazem soluções para os desafios internos, mas, acima de tudo, contribuem significativamente para o crescimento profissional dos universitários. “Durante o desenvolvimento dos projetos, os alunos visitam a empresa, participam de reuniões e trocam conhecimentos. É uma parceria em que todos ganham.”


Antes da apresentação final, que acontece em um evento no campus da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), os projetos são avaliados por uma banca no Centro Universitário e outra na empresa. Em ambas, os alunos têm a oportunidade de aprimorar os trabalhos.


Na primeira rodada da parceria, dois projetos atenderam às demandas da Brose do Brasil, referentes aos relatórios de irregularidades identificadas nos processos produtivos e à plataforma de avaliação de fornecedores. O próximo passo é a implementação, que ocorrerá nos próximos meses.


Sobre a Brose do Brasil


No país desde 1998, a Brose do Brasil possui três unidades industriais, em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede, Jarinu (SP) e Goiana (PE), e aproximadamente 450 funcionários. Desenvolve e produz levantadores de vidro, fechaduras, módulos de porta, sistema de abertura de porta-malas e sistemas de arrefecimento, para as principais montadoras instaladas no Brasil e para exportação.


Globalmente, o Grupo Brose é um dos cinco maiores fornecedores automotivos de propriedade familiar, com três divisões de negócios – exteriores, interiores e acionadores elétricos. De origem alemã, a presença da marca é tão expressiva que, no mundo, a cada três novos veículos produzidos, um é equipado com pelo menos um produto Brose. O Grupo possui 31 mil funcionários, distribuídos em 69 fábricas, localizadas em 25 países.

Fotos

Representantes da Brose do Brasil no evento de apresentação dos projetos
Representantes da Brose do Brasil no evento de apresentação dos projetos

Mais recentes