BROSE
Brose do Brasil contribui para a empregabilidade juvenil com a segunda turma do Formare- Alunos frequentam curso de assistente industrial, ministrado por 40 funcionários, educadores-voluntários da empresa
- Programa criado e conduzido pela Fundação Iochpe, Formare qualificou mais de 26 mil jovens, em 35 anos
A Brose do Brasil, líder em sistemas de acesso veicular, prepara a segunda turma do Formare, programa de qualificação profissional criado e conduzido pela Fundação Iochpe e destinado a jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social. Nesta edição, 20 alunos, entre 16 e 19 anos, frequentam o curso de assistente industrial, ministrado por 40 funcionários da empresa, que atuam voluntariamente como educadores.
Assim como a primeira turma, a formação combina teoria e prática. As disciplinas teóricas acontecem em sala de aula instalada dentro da Brose, e as atividades práticas são realizadas em setores administrativos e de manufatura. Os jovens recebem transporte, almoço, material didático, uniforme e bolsa-auxílio, oferecidos pela empresa, e, ao final, são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
O sucesso de 2024 comprova a relevância da iniciativa: sete, dos 20 jovens formados, foram efetivados pela Brose.
Inserção dos jovens no mercado de trabalho
De acordo com a PNAD Contínua do IBGE, no 2º trimestre de 2025, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 5,8%, o menor nível da série histórica. Entre os jovens, porém, os desafios são maiores. O índice chega a 12%, na faixa de 18 a 24 anos, e a 21,7%, entre 14 e 17 anos. Além disso, 40,1% dos jovens de 18 a 24 anos ocupados estão na informalidade, o que reduz proteção social e perspectivas de progressão profissional. Soma-se a isso, o fato de que, em 2024, 8,7 milhões de jovens de 14 a 29 anos não haviam concluído o ensino médio.
Nesse cenário, programas de qualificação com prática em ambiente real, como o Formare, e o apoio direto das empresas tornam-se decisivos para ampliar a empregabilidade juvenil, melhorar a qualidade das primeiras experiências profissionais e reduzir a informalidade.
“Apoiar o Programa Formare é materializar o compromisso da Brose em contribuir de forma responsável com a comunidade, fundamentado nos princípios ESG (Environmental, Social and Governance). Ao oferecermos conhecimento e experiência prática, estamos cultivando sonhos e ampliando horizontes. E é uma via de mão dupla, pois nossos funcionários, como educadores-voluntários, também se enriquecem com essa troca”, afirma Murilo Matta, presidente da Brose do Brasil.
Criado há mais de 35 anos, o Formare já qualificou 26 mil jovens, com índice superior a 90% de inserção no mercado de trabalho. Atualmente, conta com mais de 40 empresas parceiras e cerca de 4 mil educadores-voluntários em todo o Brasil.
“Abrir as portas para o futuro da mobilidade segura, confortável e sustentável é o nosso propósito. Com o Programa Formare, também abrimos as portas para o futuro dos jovens e reafirmamos o nosso compromisso com a transformação social”, conclui Matta.
Sobre a Brose
No país desde 1998, a Brose do Brasil possui três unidades industriais, em São José dos Pinhais (PR), onde fica a sede, Jarinu (SP) e Goiana (PE), e aproximadamente 450 funcionários. Desenvolve e produz levantadores de vidro, fechaduras, módulos de porta, sistema de abertura de porta-malas e sistemas de arrefecimento, para as principais montadoras instaladas no Brasil e para exportação.
Globalmente, o Grupo Brose é um dos cinco maiores fornecedores automotivos de propriedade familiar, com três divisões de negócios – exteriores, interiores e acionadores elétricos. De origem alemã, a presença da marca é tão expressiva que, no mundo, a cada três novos veículos produzidos, um é equipado com pelo menos um produto Brose. O Grupo possui 31 mil funcionários, distribuídos em 69 fábricas, localizadas em 25 países.