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Toda empresa precisa ter um blog?

A resposta é sim, embora alguns defendam que blog é um recurso superado, que perdeu espaço para as redes sociais, e o site tradicional é suficiente. O blog e as redes sociais, ao lado de outras, são as principais ferramentas do marketing digital, não importa se a sua empresa é pequena, média ou de grande porte. Previstas estrategicamente no plano de comunicação, vão atingir diferentes públicos e ampliar a visibilidade no mercado.

Uma das razões para investir em um blog é melhorar o posicionamento orgânico da marca nos resultados de busca do Google. Segundo pesquisa da Content Trends, as empresas que utilizam a ferramenta aumentam em 3,7 vezes o número de acessos no site. Existem duas formas de conquistar bom desempenho nas pesquisas:

?  Fazendo anúncios no Google, que podem ser bastante caros, dependendo da sua área de atuação; e

Organicamente, que é gratuito e garante mais credibilidade perante o público.

O que significa ter bom desempenho nos buscadores (no Brasil, 97% das pessoas utilizam o Google, embora existam vários outros, como Bing e Yahoo)? É ficar entre os primeiros resultados que vêm logo abaixo dos anúncios. Dependendo do termo pesquisado, podem surgir centenas ou milhares de páginas como resposta. Para “blog”, por exemplo, no momento da edição deste artigo, apareceram 10,4 bilhões de resultados.

Agora, responda: quantas vezes você foi além da primeira página ao fazer uma pesquisa no Google? Saiba que cerca de 80% das pessoas ficam na primeira tela. O restante não costuma passar da terceira. Então, aparecer na décima ou na vigésima página não faz muita diferença. Sua empresa não vai conseguir atrair tráfego orgânico nessas posições.

Além de garantir bom lugar nas buscas, o blog é um importante canal de comunicação e relacionamento com os públicos-alvo e um espaço para a marca ganhar autoridade na sua área de atuação. Ao publicar artigos consistentes e com informações relevantes, a empresa demonstra conhecimento e experiência. Com o tempo, o blog, e consequentemente a organização, pode se tornar uma referência, fonte de consulta indispensável.

Quanto mais conteúdo e informação de valor o blog fornecer, mais os leitores ficarão inclinados a escolher os produtos ou serviços da marca. Tem mais! Quando gostam do conteúdo, as pessoas compartilham, seja com amigos ou em suas redes sociais. É mais publicidade espontânea.

Não pode ser qualquer blog

Um blog eficiente, com artigos bem posicionados nas ferramentas de busca e potencial para compartilhamento, demanda trabalho profissional, o que inclui, no mínimo, produzir conteúdo com técnicas de SEO (sigla em inglês para otimização para mecanismos de busca). Traduzindo, um tamanho mínimo de texto e palavras-chaves adequadas para ser bem ranqueado.

Mas o profissionalismo vai além. Existem diversas configurações no site que ajudam no posicionamento, e que podem ser definidas pelo programador. Até aqui, concluímos que não basta dominar o tema do artigo e saber escrever.

Uma agência de comunicação estruturada, com equipe multidisciplinar, além de produzir conteúdo para o blog, alinhado com as mensagens transmitidas pelos outros canais da empresa, mensura os resultados obtidos. É possível, por exemplo, comparar com a concorrência e, se necessário, mudar a estratégia.

É importante destacar que, embora essencial, o blog não traz resultados imediatos. É preciso paciência, manter o foco na qualidade do conteúdo e no bom uso das técnicas de SEO.

A exposição pode ser ampliada com a divulgação dos links dos artigos nas redes sociais e também pelo impulsionamento. Dessa maneira, é possível alcançar um público ainda maior e segmentado dentro do perfil que se pretende impactar.

Como pode perceber, a exemplo de qualquer ferramenta, o blog precisa de estratégia, planejamento e alinhamento com todas as ações de comunicação da empresa. Agora, marque uma reunião com sua agência / equipe de comunicação, e mãos  à obra.

 

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