Fique por dentro Para que servem as hashtags nos posts das redes sociais

Para começar, você sabe o que é uma hashtag? É um termo associado a assuntos ou discussões que se deseja indexar nas redes sociais, inserindo o símbolo da cerquilha (#) antes de uma palavra-chave. Ao ser colocada abaixo do conteúdo do post, qualquer que seja o formato, vira um hiperlink, que vai direcionar para uma página com publicações relacionadas ao mesmo assunto. Funciona igualmente no Instagram, Facebook e LinkedIn, com sutis diferenças.

As hashtags foram popularizadas no Twitter, e só depois chegaram às demais redes. Elas tornam o conteúdo visível para um público que ultrapassa os seguidores ou contatos da página/perfil. Por isso, se você quer aumentar o alcance das publicações, potencializando ainda mais os resultados da sua marca, é muito importante escolher as palavras-chaves adequadas.

O primeiro passo é criar uma hashtag com o nome da empresa, no caso de a página ser corporativa. Também pode ter o nome do evento ou ação que está divulgando, para engajar mais seguidores interessados no assunto, formando, assim, uma “comunidade”. Uma dica para disseminar ainda mais a hashtag é estimular o público a utilizar a mesma na hora que compartilhar o seu post.

LinkedIn
No caso específico do LinkedIn, até há pouco tempo, o recurso era utilizado de forma tímida. Hoje, elas invadiram a plataforma, formando comunidades fortes sobre inúmeros temas. Na maior rede social profissional do mundo, é possível seguir, compartilhar e participar de hashtags estratégicas. Ao clicar nelas, surge uma lista de atualizações relevantes sobre o assunto em pauta.

Portanto, quando for postar seu conteúdo, escolha a palavra ou expressão que mais se relacionam com o tema, coloque a # na frente e publique.

Quantas hashtags devo usar? Especialistas falam em cinco por post. Mas o próprio LinkedIn recomenda três, no máximo. Quando há excesso, o resultado orgânico diminui, em vez de aumentar.

Instagram
No Instagram, é possível utilizar até 30 hashtags, mas não faça isso, pelo mesmo motivo do LinkedIn: reduz o alcance orgânico dos posts. O ideal também são cinco, incluindo uma com o nome do perfil.

E por que isso? No Instagram, além de usuários, é possível seguir as hashtags. Para localizar, é o mesmo caminho que se faz para encontrar um perfil.

Clique na lupa e digite o assunto do seu interesse. Por exemplo, terceiro setor. Na tela seguinte, vão surgir várias opções, inclusive, #terceirosetor. Ao clicar, você será direcionado para a página, com a opção de seguir.

Muitas pessoas seguem hashtags e, mesmo as que não estão nos seus contatos, começarão a ver seus posts no feed delas, por causa da marcação.

Facebook
As hashtags podem ser usadas no Facebook desde 2013, mas não fizeram sucesso. Em 2017, os especialistas chegaram a afirmar que era melhor não usar. Na época, pesquisa feita com um bilhão de posts mostrou que as hashtags diminuíam o engajamento. Mas os tempos são outros.

Recentemente, a própria plataforma passou a sugerir a utilização. Foi uma mudança de postura. Especialistas recomendam que os usuários façam experiências e, adotando, as regras são as mesmas do Instagram.

Dicas básicas

√ Em qualquer rede social, a hashtag deve ser relacionada ao assunto da publicação, seja texto, imagem ou vídeo. Não adianta fazer um post sobre lançamento de produto e colocar a hashtag #DeusNoComando. Não funciona. O público atraído por essa expressão não está interessado na novidade, mas em Deus! Você vai ganhar um visitante irritado com a hashtag errada do post. Respeite o tema e o público.

√ Pelo exemplo acima, você percebeu que não há espaços entre as palavras. Da mesma forma, não há necessidade de acentuar. Ao colocar acento, a rede social pode não gerar o hiperlink.

√ Não use muitas palavras, como #LancamentoDeCarroCompactoNoJapao. Dificulta a leitura, mesmo escrevendo a primeira letra de cada palavra em maiúscula.

√ Por falar em letra maiúscula, é um recurso bastante útil quando você escrever duas ou três palavras, como #GrupoPrinter. Mas vale lembrar que as letras maiúsculas ou minúsculas não aumentam nem reduzem a eficácia da hashtag, apenas facilitam a leitura. No caso de duas ou três palavras!

√ Não use uma hashtag para cada palavra, para separá-las: #colocar #uma #hashtag #no #inicio #de #cada #palavra. Além de prejudicar a leitura, transforma em palavras-chaves ou indexa termos que não fazem sentido, como “cada”, “no” ou “uma”.

√ As hashtags devem aparecer no final do post. No entanto, você pode destacar uma palavra muito importante no texto, como o nome da sua empresa, com a cerquilha. Mas, atenção: não vai encher o texto com marcações.

√ Cuidado com a ortografia: basta uma letra errada para sua hashtag não funcionar ou indexar outro termo que não tem nada a ver com o seu conteúdo.

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