Fique por dentro Como saber se a Assessoria de Imprensa é útil para a sua empresa?

Quase todo empresário gostaria de ver uma reportagem sobre sua marca na mídia, certo? Mas será que a empresa precisa ou está preparada para isso? Uma agência de comunicação estruturada pode ajudar a responder a essas e a outras questões. Mas, antes, vamos conhecer algumas curiosidades sobre a Assessoria de Imprensa, serviço tão importante para a estratégia de comunicação corporativa.

A Assessoria de Imprensa e as Relações Públicas surgiram, oficialmente, em 1914, com o norte-americano Ivy Lee, que se graduou em Jornalismo em 1898. Por cinco anos, ele trabalhou no jornal “World”, nos Estados Unidos, até virar assessor de Seth Low, candidato a prefeito de Nova Iorque.

Em 1904, Lee trabalhava numa agência de publicidade e, ao ser chamado para ajudar numa greve de mineradores, criou uma frase emblemática: “O público deve ser informado”. A afirmação é um dos pilares da Assessoria de Imprensa até hoje, mas ainda não foi naquele ano que o serviço nasceu.

Uma década depois, Lee tornou-se assessor do ilustre John D. Rockefeller e sua tradicional família, que vinha sofrendo com críticas da opinião pública, principalmente, referentes a um conflito com mortes entre trabalhadores e militares. Lee apresentou um plano para recuperar o prestígio com a classe operária, que incluía a visita de um membro da família Rockefeller à casa dos empregados, para inspecionar as condições de trabalho e conhecer de perto suas dificuldades.

A ação atraiu a atenção da mídia, que passou a divulgar uma visão mais humanizada dos Rockefeller. Lee também criou o press release — comunicado que a Assessoria de Imprensa envia aos jornalistas.

Curiosa história, não? E como a sua empresa se encaixa nela?

Como falamos nos artigos “Assessoria de Imprensa e Redes Sociais são ferramentas totalmente distintas” e “Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa. O que a sua marca precisa?”, a Assessoria de Imprensa é uma das ferramentas mais importantes do plano de comunicação da empresa. O seu desafio é estabelecer um canal de comunicação e relacionamento com a imprensa, capaz de gerar mídia espontânea, o que contribui fortemente para a reputação da marca.

Essa relação é construída no dia a dia, por meio das interações da equipe de Assessoria de Imprensa com repórteres, produtores, editores e outros profissionais de diferentes tipos de mídia — jornais, revistas, veículos online, rádio, TV etc.

A rigor, toda empresa precisa do serviço de Assessoria de Imprensa, independentemente do segmento de mercado, se é do setor público ou privado, pessoas físicas — celebridades ou não. A missão do assessor de imprensa é identificar, dentro do cliente ou em situações factuais do seu ramo de atuação, temas relevantes para exposição na mídia. É responsabilidade dele apresentar a “sugestão de pauta” e despertar no jornalista o interesse em publicar o assunto.Embora muitos ainda façam confusão, Assessoria de Imprensa não tem nada a ver com Publicidade. O espaço conquistado pelo assessor é editorial. Portanto, gratuito. É a chamada mídia espontânea, alcançada graças à experiência e sensibilidade do profissional da agência de comunicação que, na maioria das vezes, é jornalista de formação. Com a matéria divulgada, diferentes públicos estratégicos para a marca serão impactados, como clientes, funcionários, fornecedores, investidores, acionistas, sindicatos, governo, entre outros.

Mas nem só de notícias positivas vive a marca. A Assessoria de Imprensa também é responsável por identificar os pontos vulneráveis da empresa e prepará-la para possíveis crises, que podem gerar grandes perdas, se não forem realizadas ações de comunicação estratégicas e assertivas.

Dicas para saber se é o momento de contratar uma Assessoria de Imprensa

Quer fortalecer a marca?
A Assessoria de Imprensa contribui para que os valores e diferenciais da sua empresa sejam divulgados e reconhecidos pela opinião pública. Isso fortalece a marca e impacta positivamente os consumidores.

Seus concorrentes aparecem na mídia?
Neste caso, termine o artigo e ligue para uma agência de comunicação estruturada, preferencialmente, associada à Abracom. Se os concorrentes conseguem espaço na mídia, significa que a imprensa tem interesse no setor e que sua empresa pode ser notícia.

Analisando o que é divulgado sobre os concorrentes, é possível criar estratégias diferenciadas para destacar sua empresa, produtos ou serviços.

Está enfrentando uma crise?
Crise é qualquer situação negativa que possa prejudicar a imagem e reputação da marca, como demissões em massa, acidentes de trabalho, fechamento de fábrica, descontinuação de produto, denúncias de funcionários, entre tantas outras. Após um diagnóstico completo da empresa e do seu mercado, a Assessoria de Imprensa é capaz de prever as crises do ponto de vista da comunicação e, com isso, ajudá-la a enfrentar melhor estes momentos, por meio de treinamentos, alinhamento de discursos, preparação dos porta-vozes, entre outras ações.

Embora muitos só percebam a importância da agência de comunicação na hora que a crise bate na porta, o bom relacionamento entre a empresa e a mídia, criado ao longo do tempo por meio da Assessoria de Imprensa, faz toda a diferença no gerenciamento da situação.

Quer ter visibilidade nacional?
Quando uma reportagem sobre a empresa é publicada em um site, por exemplo, ela tem potencial para ser lida por pessoas do Brasil e até do mundo todo. Além de ações nacionais, como a distribuição de um press release, a Assessoria de Imprensa pode realizar divulgações customizadas para determinada cidade ou região, conforme o interesse do cliente.

Está prestes a lançar produtos/serviços?
A imprensa adora novidades. Se a empresa tem lançamentos a fazer, especialmente para o consumidor final, a Assessoria de Imprensa será muito útil na estratégia de divulgação.

A empresa está investindo, crescendo ou ampliando a atuação?
Abertura de unidades, inauguração de fábrica, um novo plano de investimentos, contratações ou a entrada em outros segmentos do mercado. Todos esses temas podem virar notícia, quando trabalhados por um assessor profissional, com os jornalistas e veículos certos.

Você vende mais em datas importantes?
Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal. Se o faturamento da empresa aumenta nessas datas, que tal alavancar ainda mais as vendas, falando sobre a empresa e seus produtos para a mídia? É comum a imprensa divulgar dicas de presentes originais, por exemplo.

Concluindo, mas não encerrando, porque Assessoria de Imprensa é um tema inesgotável e dinâmico, avalie bem a empresa, o momento, o mercado e seus concorrentes. Na dúvida, consulte uma agência de comunicação estruturada para entender como a Assessoria de Imprensa pode ajudar a transformar sua marca, produtos/serviços em boas manchetes.

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