Artigo

Vídeo marketing: utilize esta estratégia na sua comunicação

Vídeo marketing é uma estratégia de comunicação poderosa para atrair, converter e reter clientes, e está em alta. Cada vez mais, as pessoas estão consumindo conteúdo, estudando, pesquisando, descobrindo marcas, produtos e serviços por meio de vídeos, seja no YouTube, o maior site de rede social do mundo, Facebook, Instagram ou outras plataformas.

O vídeo marketing é uma das mais importantes ferramentas que podem ser adotadas em uma ação de Marketing Digital. Integrados ao Plano de Comunicação da empresa, os vídeos podem ser curtos ou longos, com linguagens diferentes e adequadas a cada público, sempre de acordo com o local onde serão divulgados. Além das redes sociais, também podem ser publicados no site e no blog da marca ou enviados por e-mail, para um mailing estratégico, por exemplo.

Há vários tipos de trabalhos que se enquadram no conceito de vídeo marketing, como entrevistas, animações, demonstrações de produtos ou serviços, institucionais, tutoriais e webinars.

Para muitos especialistas, e dependendo da mensagem e do público-alvo, o vídeo marketing pode ser a melhor estratégia para, literalmente, grudar o conteúdo na cabeça da audiência.

O vídeo possui elementos sonoros e textuais e, por essa razão, afeta diferentes áreas do cérebro, o que facilita bastante a sua memorização, ao contrário de um conteúdo escrito.

VÍDEO MARKETING CRESCE COM APOIO DO YOUTUBE

Quem nunca procurou alguma informação ou vídeo no YouTube? Você sabia que o YouTube, plataforma criada em 2005, já é o segundo maior buscador do mundo, só perdendo para o Google?

No final do ano passado, na sexta edição do YouTube Brandcast, maior evento da plataforma no Brasil, foram divulgados os resultados da pesquisa Why Video, encomendada pelo Google. Segundo os dados, o YouTube é a plataforma de vídeos favorita dos brasileiros, com 105 milhões de usuários mensais. Na pandemia, mais pessoas acessaram o YouTube, e por mais tempo.

A pesquisa também mostrou que os brasileiros consideram o YouTube mais importante que TVs aberta e a cabo, outras redes sociais e canais de streaming, como a Netflix.

Ainda não se convenceu? O Inside Video, estudo da Kantar IBOPE Media, revelou que o Brasil bateu o recorde de consumo de vídeos em 2020: 80% dos brasileiros assistiram a vídeos online gratuitos, frente a 65% dos estrangeiros. O mesmo vale para vídeos em redes sociais — 72% x 57%, e em serviços por assinatura — 62% x 50%.

BENEFÍCIOS DO VÍDEO MARKETING

Com a audiência crescendo, seja no YouTube, Facebook ou Instagram, para citar as maiores, pense seriamente na possibilidade de investir no vídeo marketing. Mas com estratégia e planejamento.

Vale um lembrete muito importante: opte sempre por publicar vídeos carregados dentro de cada rede social. Por exemplo, não poste no Facebook apenas o link do vídeo divulgado no YouTube. Nenhuma plataforma gosta quando você leva o usuário dela para outra. Em represália, elas entregam menos no orgânico.

Investir em vídeo marketing também vai ajudar a atrair mais tráfego para a página da empresa. E, você sabe, quanto mais pessoas na sua página, maiores oportunidades de negócios.

Muitos empreendedores e gestores de Marketing reclamam dos custos para produzir conteúdos profissionais em vídeo. Mas isso não é sempre verdade. É claro que para produzir um curso online, por exemplo, serão necessários equipamento profissional de filmagem, estúdio, atenção à iluminação etc.

Mas, acredite, boa parte dos vídeos que fazem sucesso no YouTube ou em outras plataformas é produzida com baixo custo. O público das redes sociais aceita muito bem a informalidade de um especialista gravando na calçada, com seu próprio celular. Se a imagem e o som estiverem bons e a linguagem for de fácil compreensão, os internautas se preocuparão, de verdade, é com a qualidade e relevância do conteúdo e com a competência do profissional para falar a respeito do tema.

O DESAFIO DE MONTAR UMA BOA ESTRATÉGIA

Como em qualquer ação dentro do Marketing Digital, é importante que o vídeo marketing não seja apenas um ou outro filme eventual produzido pela marca. Ele precisa estar inserido em uma estratégia maior, com objetivos e metas bem claros.

E qual pode ser o seu objetivo ao produzir um vídeo marketing? Vender produtos/serviços? Atrair leads? Ampliar a reputação e reconhecimento da marca? Se posicionar melhor no mercado diante dos seus concorrentes?

A partir dessas respostas, será mais fácil definir os conteúdos dos vídeos e o público que você deseja alcançar. Então, anote aí: conhecer profundamente o seu público é fundamental em qualquer ação de Marketing Digital, principalmente, quando falamos de vídeo marketing.

Outra dica importante é listar os principais concorrentes e avaliar como eles estão se comunicando. Estão utilizando vídeo marketing? Que tipo de vídeo estão produzindo? Lembre-se: o público deles pode ser exatamente o seu!

Além disso, tenha cuidado ao escolher o tipo de vídeo que vai produzir. O ideal é variar os formatos para não cansar o público.

Entre os diferentes tipos de vídeo marketing, existem, por exemplo, cursos, webinars, lives, filmes com as perguntas mais frequentes, tutoriais sobre produtos/serviços ou relacionados ao segmento de atuação, apresentações/lançamentos de produtos, cases de sucesso, coberturas de eventos, curiosidades sobre o mercado, entre outros, inclusive, com informações que podem ser úteis a todos os internautas.

No planejamento, não contemple a publicação dos vídeos apenas nas redes sociais. Inclua o site ou blog da empresa na programação. Especialmente no site, onde a linguagem costuma ser mais formal, os vídeos ajudam a humanizar mais a marca, passando uma imagem de proximidade aos visitantes.

Mais recentes