Fique por dentro A importância do constante monitoramento das redes sociais

Você sabe o que significa monitoramento das redes sociais? É isso mesmo o que está imaginando: é acompanhar e analisar as visualizações, compartilhamentos, curtidas, comentários, críticas, elogios, menções, citações e outros dados que mostram como anda o engajamento da audiência nas publicações da sua página. A ação inclui, também, estar atento às mensagens privadas (Messenger).

POR QUE FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES SOCIAIS?
É simples. As marcas, do pequeno comércio às multinacionais, que realizam o constante monitoramento das redes sociais, têm muito mais chances de encantar potenciais clientes, criar relacionamento, fechar mais vendas e até se antecipar a possíveis adversidades, resolvendo-as antes que se tornem grandes problemas.

O constante monitoramento das redes sociais é uma tarefa imprescindível para qualquer empresa ou profissional que valoriza a presença na Internet e, sobretudo, se preocupa com a reputação. Acredite: não adianta você publicar um post relevante, impulsionado ou não, e não acompanhar atentamente a sua evolução, a reação que ele provoca.

Ao realizar o monitoramento das redes sociais, você encontrará reações do público, como comentários, dúvidas, reclamações ou mesmo o compartilhamento do seu conteúdo por algum seguidor. É importante entender que esse contato pode ser o início de um relacionamento. E para que realmente se concretize, você deve responder, comentar ou agradecer a todas as interações dos internautas. A ação aproxima vocês, envia um sinal positivo de respeito, mostra que a página é bem gerenciada e transmite confiança para os consumidores que estão nas redes.

E lembre-se: quanto mais atividade houver dentro de um post (comentários, curtidas ou compartilhamentos), maior alcance orgânico terá. Então, além de ser simpático e eficiente com os seguidores, a interação contribui para que mais pessoas vejam sua publicação, aumentando o número de seguidores. O que é muito bom, não é?

Em resumo, os objetivos principais do monitoramento das redes sociais são entender o desempenho de cada postagem e criar um canal de relacionamento com potenciais clientes. A partir das informações, você vai perceber os tipos de publicações que funcionam na sua rede e aprimorar, cada vez mais, os conteúdos, para atrair o público certo.

COMO FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES SOCIAIS?
Quando falamos de monitorar apenas o desempenho das redes sociais da sua empresa, com páginas no Instagram e Facebook, por exemplo, basta ficar atento às notificações que cada uma oferece, constantemente. Quando o post é impulsionado, as informações fornecidas são ainda mais abrangentes. No Instagram, é possível saber quantas pessoas viram a publicação e se tornaram seguidoras da página, gênero dos leitores, faixa etária, e tudo dentro daquele público que você definiu para o impulsionamento, conforme explicamos no artigo “Quando, como e por que impulsionar nas redes sociais?”.

No entanto, quando se fala de monitoramento das redes sociais, não devemos nos limitar a acompanhar o que acontece nas nossas páginas. Que tal avaliar como os concorrentes estão se expondo no mundo virtual? Ou, se você tiver um restaurante, por exemplo, vale a pena monitorar se as páginas de gastronomia da região falam do seu trabalho; se falam bem ou mal; se conhecem sua marca.

Ao monitorar quem está mencionando o seu negócio nas redes sociais, você pode identificar mais informações úteis e estratégicas sobre o público-alvo. Exemplos: Que outras páginas ele segue? Quais seus principais interesses?

Marcas ágeis aproveitam essas menções, ou mesmo críticas realizadas em outras páginas, para iniciar o relacionamento com o internauta, trazê-lo para sua página e, quem sabe, até fechar uma venda. Muitas empresas conseguem realizar negócios a partir de uma reclamação. Mas é preciso agir com rapidez, eficiência e muita transparência para entender a “dor” do cliente e ser capaz de apresentar uma solução realmente satisfatória.

Então, não se esqueça: mesmo que a primeira interação tenha sido por um motivo negativo, você pode transformar em algo positivo. Mas o primeiro passo é realizar um constante monitoramento das redes sociais.

FERRAMENTAS PARA MONITORAMENTO DAS REDES SOCIAIS?
Para monitorar as suas e outras redes sociais com mais agilidade e eficiência, o ideal é utilizar ferramentas específicas, disponíveis na Internet, gratuitas e pagas. São muitas opções, que oferecem serviços similares. Algumas são mais completas ou indicadas para grandes empresas, por exemplo. Nas pagas, que oferecem mais recursos, é preciso investir um valor fixo mensal.

Para escolher a ferramenta certa para o seu negócio, é preciso entender o tamanho da empresa, particularidades e as informações que deseja obter com o monitoramento das redes sociais. Em muitos casos, as gratuitas são suficientes.

Confira algumas

> Planos gratuitos e pagos
• Hootsuite
• Mention

> Planos pagos
• Iconosquare
• Buffer
• Agorapulse
• Reportei
• Scup
• Mlabs
• Social Bakers
• Buzzsumo

Também tem um jeito de monitorar palavras-chaves em sites, blogs ou portais. É o Google Alerts, totalmente gratuito. Você define uma palavra para ser rastreada e, cada vez que ela aparecer, será enviado um e-mail com o link para acessar o conteúdo. Para utilizar o serviço, é preciso ter conta no Google.

Voltando às ferramentas para monitoramento nas redes sociais, lembre-se que, em qualquer uma, paga ou gratuita, você terá que configurar, definindo o que deseja monitorar e com que frequência quer ser informado, por exemplo.

As primeiras palavras-chaves a serem monitoradas são a sua marca, o nome da empresa, produtos ou serviços. Depois, pense na marca, empresa, produtos e serviços do seu principal concorrente – ou dos concorrentes, se preferir. Acrescente o nome do mercado, como “indústria automobilística” ou “bicicleta elétrica”.

É possível monitorar tanto nas publicações de concorrentes como em hashtags relacionadas ao seu mercado.

Além de identificar o que estão falando do seu negócio no mundo virtual, com o monitoramento das redes sociais você consegue avaliar com mais agilidade e clareza os posts dos concorrentes, observando se o que está funcionando para eles pode ser adaptado às suas páginas. Tal análise também ajuda a enxergar tendências e descobrir eventuais assuntos que estão em alta e que podem ser explorados nas redes sociais da sua empresa.

Somado às vantagens citadas, o monitoramento das redes sociais garante um planejamento de marketing digital estratégico, mais assertivo e alinhado ao plano de comunicação da marca.

 

Mais recentes