Warning: include_once(/home/grupoprinter/www/wp-content/themes/grupo-printer/page/_google-events.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/grupoprinter/www/wp-content/themes/grupo-printer/header.php on line 48

Warning: include_once(): Failed opening '/home/grupoprinter/www/wp-content/themes/grupo-printer/page/_google-events.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/php/7.0/lib/php') in /home/grupoprinter/www/wp-content/themes/grupo-printer/header.php on line 48
Grupo Printer - comunicação corporativa
  • Grupo Printer - comunicação corporativa
  • Grupo Printer - comunicação corporativa

Restauração ecológica no interior de São Paulo adota orientações de projeto da Fundação Toyota Cetesb segue diretrizes do projeto Águas da Mantiqueira em Santo Antonio do Pinhal (SP);   Ação da Fundação Toyota do Brasil visa direcionar o uso sustentável de bacias hidrográficas;

Grupo Printer - comunicação corporativa
12/2/2019 – Fundação Toyota do Brasil

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) firmou termo de compromisso de recuperação ambiental para a conservação da biodiversidade e restauração ecológica em remanescentes de Mata Atlântica no condomínio Country Club Campos do Jordão, em Santo Antônio do Pinhal, estado de São Paulo. O acordo segue o direcionamento do Projeto Águas da Mantiqueira, desenvolvido pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), a prefeitura de Santo Antônio do Pinhal e representantes da comunidade local, que tem como principal objetivo o uso sustentável das bacias hidrográficas. No total, serão restaurados 14 hectares no entorno de áreas de preservação permanente no município pinhalense.

O termo prevê ações até dezembro de 2020, incluindo práticas de manejo para a remoção de espécies exóticas, técnicas para acelerar a regeneração natural – todas no perímetro de áreas de preservação permanente. A restauração conduzirá o remanescente de vegetação natural à sua estabilidade, retornando assim às funções de provedores de serviços ambientais, particularmente recursos hídricos. O acordo com a Cetesb ainda inclui os mesmos procedimentos em uma área externa do condomínio Country Club Campos do Jordão, em outra bacia hidrográfica, contribuindo nos mesmos objetivos de conservação. Os relatórios técnicos serão submetidos a análise da Cetesb com a expectativa de replicar esses procedimentos em outras áreas e municípios.

“Entre os objetivos do termo assinado pela Cetesb estão garantir a integridade e a sustentabilidade da biodiversidade local, protegendo os recursos hídricos e preservando a qualidade e a quantidade de água. É importante lembrarmos sempre que a região abriga nascentes de rios importantes que abastecem o sistema Cantareira e formam o rio Piracicaba”, destaca José Roberto Manna, Coordenador do Projeto Águas da Mantiqueira.

O condomínio de lotes Country Club Campos do Jordão está localizado na importante bacia hidrográfica do Machadinho, em Santo Antônio do Pinhal, com 62 hectares e vegetação nativa de floresta ombrófila densa montana. Desta área, 85% foram convertidos em atividades agropecuárias, lotes residenciais e 14,5 hectares encontram-se em Áreas de Preservação Permanente.  

“A Serra da Mantiqueira é uma cordilheira com importantes remanescentes de Mata Atlântica e reconhecida em estudo publicado na Revista Science como a oitava área mais rica em biodiversidade do planeta, além de ser um dos maiores estoques de água mineral do mundo. Por isso, sua conservação é de extrema importância. O Projeto Águas da Mantiqueira já conta com algumas diretrizes implementadas pela Prefeitura de Santo Antonio do Pinhal, mas este reconhecimento da aplicabilidade do Projeto na recuperação de áreas degradadas por parte da Cetesb reforça a importância da metodologia da  restauração ecológica essencial para a manutenção dos recursos hídricos na região, já que a floresta nativa é a melhor embalagem para a água”, afirma Thaís Guedes, coordenadora do projeto pela Fundação Toyota do Brasil.

Projeto Águas da Mantiqueira

Criado em 2017, a iniciativa Águas da Mantiqueira é gerida pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio), a prefeitura de Santo Antônio do Pinhal e representantes da comunidade local.

O projeto tem como foco realizar pesquisas para conservação da biodiversidade, objetivando o planejamento territorial e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável dos municípios localizados na Serra da Mantiqueira.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 406 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1.500 aves e hoje, com o apoio da Toyota, estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de pesquisa em conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município paulista de Santo Antônio do Pinhal, na Serra da Mantiqueira – cordilheira que é uma das maiores províncias de água mineral do mundo.

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Arquivos

120219_Release Aguas da Mantiqueira_cetesb_.doc

Fotos

Grupo Printer - comunicação corporativa
Diretrizes do projeto Águas da Mantiqueira começam a ser implementadas em Santo Antônio do Pinhal (SP)

Receba nosso conteúdo!

Periodicamente, publicamos conteúdo exclusivo sobre o mundo da comunicação.

Contato

Queremos parcerias com instituições interessadas e interessantes.

E que querem fazer diferente!

+55 11 5582.1600

faleconosco@grupoprinter.com.br

Rua Botelho, 145

São Paulo / SP