Grupo Printer - comunicação corporativa
  • Grupo Printer - comunicação corporativa
  • Grupo Printer - comunicação corporativa

Fundação Toyota doa livros para Biblioteca Monteiro Lobato em SBC Espaço público, que comemora 60 anos de história, recebe mais de 260 títulos;  

Grupo Printer - comunicação corporativa
18/12/2018 – Fundação Toyota do Brasil

Na última sexta-feira, dia 14, a Fundação Toyota do Brasil doou para o acervo da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato de São Bernardo do Campo mais de 260 títulos em comemoração aos 60 anos do espaço público.  A cerimônia, que foi marcada pela entrega do Selo Comemorativo de Doadores de Livros, contou com as presenças do secretário de Cultura do município, Adalberto Guazelli, e do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante. Entre os exemplares, 130 foram comprados pelo braço social da montadora. Enquanto o restante foi arrecado pela Toyota por meio de uma campanha interna com colaboradores.

Fundada em 1958, a Biblioteca Monteiro Lobato começou sua trajetória em uma salinha que, em seu primeiro ano, recebeu cerca de 5.800 usuários. Mas os primeiros movimentos começaram, em 1946, pela iniciativa da professora Odette Tavares Bellinghausen, que promoveu campanhas para a arrecadação de livros e em troca entregava selos aos cidadãos que doavam como forma de estimula-los a contribuir. 

A doação faz parte de uma das ações da Fundação Toyota do Brasil no fortalecimento e estímulo à formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade.  Em 2016, a entidade investiu R$ 5 milhões de reais e recuperou as condições da Biblioteca Monteiro Lobato, a praça, o entorno do espaço, proporcionando mais conforto aos usuários e segurança ao acervo.

A revitalização

Seguindo os preceitos ambientais da instituição, o conceito da revitalização da Biblioteca Monteiro Lobato foi todo construído sob uma base sustentável desde o planejamento até a execução. O prédio ganhou o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reúso de água da chuva, conforme placas informativas instaladas no local.  A captação do recurso hídrico é feita nos telhados por caixas que direcionam para uma cisterna, localizada na área gramada do espaço e que tem capacidade de cinco mil litros. O pavimento térreo tem conceito de “biblioteca aberta”. O espaço é um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. A Biblioteca conta ainda com espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida e auditório para até 120 pessoas sentadas. No primeiro andar estão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade.

Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.

__________________________________________________________________________________________

Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a nova instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social que estavam em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil.

Nacionalmente, a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2011 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco.

No Pantanal sul-mato-grossense, o apoio de quase três décadas ao Projeto Arara Azul nas atividades de proteção e monitoramento da espécie retirou, em 2014, a ave da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Na década de 90, especialistas contabilizavam cerca de 1500 aves e hoje, com o apoio da entidade estima-se uma população de 5000 aves naquela região. No estado de São Paulo, a entidade promove o Projeto Águas da Mantiqueira, iniciativa de conservação da biodiversidade, que visa o planejamento territorial e o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável em municípios da Serra da Mantiqueira – cordilheira com um dos maiores estoques de água mineral do mundo. 

Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários.

Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

 

Arquivos

181218_doacaodelivros_biblioteca.doc

Fotos

Grupo Printer - comunicação corporativa
Adalberto Guazelli, secretario de Cultura de São Bernardo do Campo, e o presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante

Receba nosso conteúdo!

Periodicamente, publicamos conteúdo exclusivo sobre o mundo da comunicação.

Contato

Queremos parcerias com instituições interessadas e interessantes.

E que querem fazer diferente!

+55 11 5582.1600

faleconosco@grupoprinter.com.br

Rua Botelho, 145

São Paulo / SP