Grupo Printer - comunicação corporativa
  • Grupo Printer - comunicação corporativa
  • Grupo Printer - comunicação corporativa

Delphi Technologies esclarece dúvidas sobre sensores de oxigênio

Grupo Printer - comunicação corporativa
3/9/2019 – Delphi

O componente possibilita o equilíbrio da mistura de ar e combustível para melhor desempenho do motor e menor emissão de poluentes

O sensor de oxigênio tem como função monitorar a quantidade de oxigênio que está contida no gás do tubo de exaustão do motor e repassar esta informação para a unidade eletrônica de gerenciamento do motor. A unidade de gerenciamento, por sua vez, utiliza esta informação para trazer a relação de mistura ar/combustível para o valor estequiométrico, que é a relação ideal entre a quantidade de ar necessária para total queima do combustível.

Assim, o componente é uma das peças mais importantes para garantir o bom funcionamento do veículo. Um sensor de oxigênio velho e que apresente defeitos impede que o motor trabalhe com seu desempenho total. Além disso, ocasiona o aumento no consumo de combustível. A Delphi Technologies, que lançou recentemente dois novos modelos de sensores de oxigênio para o mercado de reposição, aplicáveis a diversos veículos das marcas Hyundai, Chevrolet, Volkswagen, Fiat e Toyota, responde algumas dúvidas sobre a peça.

Por que o sensor de oxigênio é também conhecido como sonda lambda?

Lambda (λ) é a razão obtida da relação ar/combustível real com a considerada ideal. O valor estequiométrico é a relação ideal entre a quantidade de ar necessária para total queima do combustível, que ocorre quando lamba é igual a 1. Este número diminui quando a relação está enriquecida, ou seja, há pouco oxigênio, e aumenta quando está empobrecida, ou com muito oxigênio.

Quando é preciso realizar a troca do sensor de oxigênio?

Acendimento da luz do sistema de injeção no painel, queda de rendimento, dificuldades na partida e falhas no motor são os sinais mais claros de problemas no sensor de oxigênio. Um dos principais fatores que levam ao desgaste desse componente é o uso de combustível de má qualidade. Sensores em más condições podem custar caro ao motorista, uma vez que causam danos em outras peças, como velas de ignição e catalisador.

O correto funcionamento do sensor resulta no consumo adequado de combustível, melhor desempenho do automóvel e nas emissões de poluentes dentro dos níveis estabelecidos pela legislação. É importante fazer a revisão periódica do componente uma vez por ano ou conforme orientação da montadora.

O sensor de oxigênio influencia no controle de emissão de poluentes?

Sim, já que este componente serve para medir a concentração de oxigênio resultante da combustão, avisando o sistema de injeção eletrônica qual a quantidade ideal de combustível para o motor, ocasionando um controle mais preciso do uso do combustível. Isso permite um melhor rendimento do motor, a redução do consumo de combustível e a consequente redução de poluentes emitidos.

Os sensores de oxigênio são normalmente montados no coletor de escapamento ou antes do catalisador. Em alguns veículos, há mais de um sensor de oxigênio, e esta peça adicional está localizada após o conversor catalítico, tendo a função de monitorar a emissão de gases poluentes.

Com a perspectiva do início do programa de inspeção veicular no Brasil, previsto para os próximos anos, se torna ainda mais importante a inspeção do correto funcionamento do sensor de oxigênio.

Sobre a Delphi Technologies

A Delphi Technologies é uma empresa de tecnologia focada no fornecimento de soluções de propulsão para veículos elétricos e motores de combustão interna, além de solucionar os desafios de emissões e economia de combustível dos principais OEMs automotivos do mundo. A Delphi também fornece soluções de serviços de Aftermarket para o mercado de reposição. Com sede em Londres, Reino Unido, a Delphi Technologies opera com 12 grandes centros técnicos, 24 locais de manufatura e serviços de atendimento ao cliente em 24 países e conta com uma força de trabalho de mais de 21 mil funcionários, sendo destes mais de 5 mil engenheiros, cientistas e técnicos.

Sobre a Delphi Technologies Aftermarket

Com presença em mais de 150 países, e uma rede de serviços global de mais de 2.400 oficinas autorizadas, a Delphi Technologies Aftermarket oferece soluções completas do início ao fim, desde os componentes mais simples até soluções de softwares mais complexas. Com um amplo portfólio incluindo sistemas de injeção eletrônica, diesel, climatização e arrefecimento, ignição, gerenciamento de motor, filtragem, treinamentos e suporte técnico, a Delphi Technologies possibilita ao mecânico a possibilidade de reparar um veículo da melhor forma possível. A empresa oferece soluções para veículos de passeio, comerciais leves e pesados, assim como agrícola e industrial. Visite www.delphitechnologies.com.br para saber mais.

Arquivos

PR_Sensores_de_oxigênio_Delphi Technologies.docx

Fotos

Grupo Printer - comunicação corporativa
O sensor de oxigênio possibilita o equilíbrio da mistura de ar e combustível para melhor desempenho do motor e menor emissão de poluentes

Contato

Queremos parcerias com instituições interessadas e interessantes.

E que querem fazer diferente!

+55 11 5582.1600

faleconosco@grupoprinter.com.br

Rua Botelho, 145

São Paulo / SP

Receba nosso conteúdo!

Periodicamente, publicamos conteúdo exclusivo sobre o mundo da comunicação.