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Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa. O que a sua marca precisa?

Muitas empresas têm dúvidas ao buscar serviços de comunicação. Relações Públicas ou Assessoria de Imprensa? Qual é a melhor solução para a minha empresa? As duas, e muito mais.


Em primeiro lugar, é preciso entender que Relações Públicas é um serviço muito maior e bem mais abrangente, no qual a Assessoria de Imprensa está inserida. Desenvolver um trabalho de Relações Públicas significa atuar estrategicamente, para se comunicar, se relacionar e até persuadir os diferentes públicos da empresa, internos e externos. Funcionários, clientes, fornecedores, jornalistas, formadores de opinião, investidores, entidades governamentais, associações de classe, instituições do terceiro setor etc.

Qual imagem a empresa quer ter diante dos públicos-alvo? Como ela quer ser percebida? Perguntas como essas fazem parte da rotina de Relações Públicas, que tem o desafio de planejar estrategicamente toda a comunicação da marca, o que só é possível tendo uma visão total da empresa, seus valores e objetivos. Esse conhecimento será traduzido em ações de comunicação que transmitam sua melhor mensagem e imagem, estreitando o seu relacionamento com os diversos públicos.

Embora a mensagem seja a mesma para todos, cada público demanda estratégia e meios de comunicação específicos para ser impactado. Neste ponto, entra a Assessoria de Imprensa, responsável por estabelecer o elo entre a empresa e os jornalistas, visando gerar mídia espontânea e de credibilidade, o que contribui fortemente para a reputação da marca.

O objetivo da Assessoria de Imprensa é despertar no jornalista o desejo de divulgar informações sobre a empresa, sejam referentes a lançamentos, inovações, fusões, gestão, ponto de vista, entre outros assuntos e, assim, alcançar e atrair demais públicos, como clientes e investidores.

Para desenvolver um trabalho eficaz, a Assessoria de Imprensa deve, além de manter um bom relacionamento com a mídia, estudar a fundo a empresa que atende, entendendo seu negócio, produtos/serviços, concorrentes, fraquezas/fortalezas, e traçar um plano específico que contemple as melhores e mais eficazes ações de comunicação. Estas compreendem desde a divulgação de uma nota oficial à organização de coletivas de imprensa, encontros de relacionamento, experiência com o produto, entre tantas outras, que ainda podem ser personalizadas de acordo com o perfil da mídia.

É importante reforçar que o plano de comunicação da Assessoria de Imprensa tem que estar alinhado com os objetivos de Marketing, Vendas, Governança, Recursos Humanos e demais áreas da empresa, cada uma responsável por um público estratégico. Tudo isso, sob o chapéu de Relações Públicas.

Nesse contexto, o melhor para a empresa é buscar uma agência de comunicação full service, com equipe multidisciplinar, formada por jornalistas, relações públicas, profissionais de propaganda e marketing, on e off, designers, entre outros, com habilidades e talentos para entender as demandas e objetivos da marca, e traçar uma estratégia de comunicação abrangente, que alcance todos os públicos-alvo.

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