Artigo

O poder das fotos nas redes sociais

Se você é o responsável pela página da empresa nas mídias sociais, saiba que o uso de boas imagens é um dos fatores que mais contribuem para alcançar maior engajamento para os posts. Você conhece os bancos de imagens gratuitas? Continue a leitura que já falamos sobre eles.

Claro que não adianta uma boa foto sem conteúdo relevante, e vice-versa. São linguagens que se complementam, e ter qualidade em ambos pode ser o diferencial da página, principalmente sabendo que a maioria não enxerga a importância do profissional de comunicação para o trabalho.

A questão dos custos com a contratação de fotógrafos é um fator que dificulta os planos de muitos gestores de conteúdo. Sem verba, tenta-se resolver fazendo a foto com o celular. Mas funciona? Às vezes, sim, pois os aparelhos atuais têm tecnologia suficiente para boas imagens. Contudo, existem outros fatores, como controle adequado da iluminação e sensibilidade no enquadramento, que interferem significativamente no resultado.

O que é uma boa foto?
Primeiro, entenda que as mídias sociais são a vitrine virtual da marca. Então, coloque nas “prateleiras” seus melhores produtos. Você quer chamar a atenção do público, certo? Boas fotos conquistam, seduzem e inspiram a audiência.

A boa foto pode ser definida como uma imagem bonita, bem enquadrada, com iluminação que favoreça o objeto fotografado e, geralmente, rica em cores fortes. Esse perfil costuma atrair os internautas.

Mas não é uma receita de bolo. A foto também pode ser sensacional em preto e banco ou com enquadramento extremamente ousado. Criatividade nunca é demais, especialmente quando falamos de imagens.

Tenha em mente que, assim como a qualidade do texto, a boa fotografia transmite ao visitante da página profissionalismo, e isso agrega valor à marca. O contrário também vale!

As empresas que já entenderam o potencial das redes sociais para a reputação e, consequentemente, para incrementar os negócios, vão além da preocupação com boas fotos e conteúdos relevantes. Investem na criação de uma identidade visual. O tema vale artigo à parte, mas, por ora, basta saber que é um conjunto gráfico e visual que deve transmitir informações importantes sobre a marca, como valores, visão de mundo e sociedade etc. Nas redes sociais, são os perfis que sabemos a quem pertence, só de “bater os olhos”.

Banco de imagens gratuitas
Enquanto o budget não permite, os bancos de imagens gratuitas são uma excelente opção para quem precisa, semanalmente, escolher várias fotos para seus posts. Nestes sites que indicamos, as melhores fotos costumam ser cobradas, mas há dezenas sem custo e que podem ser usadas nas redes sociais. Algumas estão disponíveis em diferentes resoluções, inclusive para impressão.

Antes de começar a navegar, avisos importantes. Em alguns sites, imagens pagas e gratuitas estão misturadas. Fique atento! Além disso, verifique sempre as atribuições de cada fotografia. O crédito é exigido? Se for, coloque. O uso comercial é permitido? Resumo, não deixe de ler as orientações.

Por fim, mas igualmente relevante, as redes sociais também permitem o uso de vídeos e outras mídias. Entretanto, esse também é assunto para outro artigo.

Agora, vamos às dicas
Cepolina
www.cepolina.com

ClipCanvas
www.clipcanvas.com/free-footage

Coverr
www.coverr.co

Everystockphoto
www.everystockphoto.com

Free Digital Photos
www.freedigitalphotos.net

Free Images
http://pt.freeimages.com

Free Pik
www.freepik.com

Free Range Stock
www.freerangestock.com

Morguefile
www.morguefile.com

Pexels
www.pexels.com

Picjumbo
www.picjumbo.com

Pixabay
www.pixabay.com

Public Domain Pictures
www.publicdomainpictures.net

Refe
www.getrefe.com

RGB Stock
www.rgbstock.com

Stock Snap
www.stocksnap.io

Stockvault
www.stockvault.net

Unsplash
www.unsplash.com

Videezy
www.videezy.com

Videvo
www.videvo.net

Mais recentes