Artigo

Faça você mesmo as artes para suas redes sociais e outras mídias

Que tal ser o seu próprio designer e criar as artes para suas redes sociais e outras mídias? A tecnologia dá uma forcinha. Na internet, existem vários editores gráficos gratuitos, mas vamos falar sobre o Canva — www.canva.com —, considerado um dos mais simples para a criação de designs. Pode ser usado na versão web, direto no navegador, em programas para computadores Windows e macOS e também em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS). Para completar, possui uma quantidade significativa de templates, com formatos de mídia que vão do simples banner, a impressos e infográficos personalizáveis.



Ao entrar no site, a primeira tarefa é criar uma conta gratuita. Mesmo sem pagar nada, é possível ter acesso à uma infinidade de recursos que tornam o design mais fácil para quem quer publicar artes nas redes sociais. Lembrando que um post com imagem é muito mais atrativo, conforme falamos no artigo “O poder das fotos nas redes sociais”.

Você vai encontrar, por exemplo, templates para a criação de posts e stories para Instagram; capas para Facebook e LinkedIn; convites de casamento e aniversário; cartões de visita; logos; relatórios; cartazes; panfletos; apresentações; capas de livro; folders; etiquetas, entre tantas outras opções.

Para facilitar ainda mais a criação, cada template está disponível na dimensão que você precisa, com as medidas exatas. Por exemplo, o tamanho da arte do post do Instagram, cujo formato é quadrado, é completamente diferente do story, que é vertical. Além disso, as artes podem ser salvas nos formatos PNG, JPEG e PDF.

Personalizar
São exatamente os templates prontos a grande sacada do Canva para quem não é designer. Em vez de criar a arte do zero, é possível escolher uma sugestão e efetuar as alterações necessárias para personalizá-la e deixá-la com o seu estilo/da empresa. Você pode trocar cores, imagens, tipologia, tamanho e fonte das letras e incluir seu logo e site.

Enfim, as possibilidades são infinitas. Mas, como qualquer outro programa/app, é preciso fuçar um pouco para pegar o jeito e o trabalho de criação ficar mais rápido e melhor.

Além dos templates customizáveis, a versão gratuita do Canva oferece outros recursos, como imagens, filtros personalizados, formas e ícones, incluindo gráficos e ilustrações, e uma variedade de fontes e estilos de letras. Quando você entra no Canva, um novo mundo do design se abre. O lema deles é criar design para tudo! E eles, de fato, entregam o que prometem.

Com o tempo e um pouco de experiência, você será capaz de começar a arte do zero, o que será seu diferencial. Afinal, o Canva é muito utilizado, e aproveitar um template-padrão, alterando apenas cores e acrescentando logo, pode deixar seu post muito parecido com o do concorrente, por exemplo.

Para mais informações e o passo a passo para utilizar o Canva, acesse https://www.canva.com/pt_br/aprenda/ e divirta-se!

 

Mais recentes