Artigo

Confira alguns aplicativos para editar vídeos

Aplicativos para editar vídeos estão em alta no mercado, pegando carona no próprio crescimento da estratégia de vídeo marketing nos planos de comunicação das marcas. Por isso, está cada vez mais fácil produzir vídeos com conteúdo interessante e bem editados, para alcançar a grande audiência do YouTube e demais redes sociais.

Existem dezenas de aplicativos para editar vídeos – pagos e gratuitos –, que oferecem aos usuários de dispositivos móveis uma série de funcionalidades, antes disponíveis apenas para especialistas com acesso a programas de computador sofisticados. É possível, por exemplo, cortar cenas, acrescentar efeitos especiais, adicionar músicas de fundo e filtros divertidos, inserir legendas, entre outros recursos interessantes.

VAMOS CONHECER MELHOR ALGUNS APLICATIVOS PARA EDITAR VÍDEOS?

InShot
Que tal um aplicativo para editar vídeos que permite criar filmes a partir de fotografias? Este é um dos objetivos do InShot, disponível para Android e iOS, gratuitamente.

O aplicativo é fácil de manusear, com comandos bem intuitivos, e permite desenvolver trabalhos com vídeos, áudios, imagens e efeitos tradicionais. É possível, por exemplo, editar o áudio do vídeo ou mesmo incluir trilha sonora.

Para facilitar o uso do vídeo nas diferentes redes sociais, o InShot permite redimensionar o arquivo na horizontal ou vertical. Também é possível alterar fundos e aplicar o efeito de zoom.

O aplicativo conta com versão paga, que oferece recursos extras.

iMovie
Gratuito, o iMovie é um aplicativo para editar vídeos exclusivo para iOS. É uma ferramenta cheia de recursos interessantes, como temas para abertura dos vídeos, legendas, descrições e uma infinidade de efeitos que podem ser inseridos nas cenas.

O app também permite cortar trechos do vídeo e faixas de áudio. Seus filmes podem ser editados em diferentes formatos, para uso nas diversas redes sociais.

KineMaster 
Este é um aplicativo para editar vídeos mais sofisticado e completo, disponível para Android e iOS, com ferramentas desenvolvidas para editores profissionais e amadores.

A versão gratuita atende bem ao usuário menos exigente, e a paga libera uma infinidade de músicas, adesivos e clipes gráficos. Com o KineMaster, é possível, por exemplo, definir tonalidade de cor, ajustar, manualmente, brilho e contraste e inserir efeitos sonoros.

Filmr
Aplicativo para editar vídeos brasileiro, o Filmr foi eleito pela Apple um dos melhores do mercado em 2019.

É outra plataforma com interface simples e bastante intuitiva. Oferece recursos que permitem melhorar sensivelmente o filme, incluindo transições, efeitos diversificados e filtros.

Conta com integração para compartilhamento nas diversas redes sociais.

FilmoraGo 
Este é mais simples e recomendado para usuários de redes sociais, como Facebook, Instagram e TikTok. Disponível para Android e iOS, gratuitamente e também em versão paga, que oferece efeitos e adesivos com maior resolução e uma variedade de figurinhas.

Mesmo na gratuita, possui stickers animados com frases, ajustes manuais de brilho, contraste e temperatura dos vídeos, vários filtros e possibilidade de inserir músicas.

Splice
Disponível sem custos, apenas para iOS, o Splice permite diversos ajustes nas imagens e conta com ferramentas de edição avançadas. É possível, por exemplo, adicionar transições, efeitos de câmera e áudio, filtros, legendas, músicas, narração, entre outros recursos.

Neste aplicativo, é possível mesclar diferentes clipes de vídeo e faixas de áudio em um projeto único. Também permite compartilhar diretamente nas redes sociais.

Alguns recursos são considerados premium e só podem ser acessados com assinatura mensal.

Adobe Premiere Rush 
Disponível para Android e iOS, este aplicativo para editar vídeos é derivado de um dos editores de vídeo mais famosos dos PCs. Entre suas ferramentas, estão cortes de cenas, efeitos de áudio e filtros.

Para acessar o aplicativo no celular, é necessário ter uma conta ativa no computador.

Viva Video
É um aplicativo bem fácil de manusear, que permite editar vídeos gravados no celular com efeitos especiais e vinhetas temáticas. Sua dinâmica de acesso facilita a vida de quem tem menos familiaridade com softwares de edição de vídeos.

O Viva Video também oferece a possibilidade de edição a partir de fotos. O usuário pode criar um slide com imagens e acrescentar legendas e outros efeitos. É possível fazer o compartilhamento com as redes sociais.

Enlight Video Leap
Outro aplicativo para editar vídeos elogiado pela Apple. Oferece filtros de cores, transições e a possibilidade de incluir legendas, narrações, trilhas sonoras e efeitos variados.

Pode ser utilizado em edições simples e em trabalhos mais complexos, com o uso, por exemplo, de transições animadas.

Agora que apresentamos alguns aplicativos para editar vídeos, que tal começar a se divertir?

Mais recentes