Artigo

Apps importantes para profissionais de comunicação

A tecnologia tem se tornado uma aliada cada vez mais fundamental no nosso cotidiano. Para ficar apenas no universo dos aplicativos, segundo relatório anual da App Annie, empresa norte-americana de análise do mercado mobile, em 2019, foram feitos 204 bilhões de downloads no mundo. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países que mais instalam apps, atrás do Estados Unidos e Índia. Os TOP 10 foram Facebook Messenger, Facebook, WhatsApp, TikTok, Instagram, SHAREit, Likee, Snapchat, Netflix e Spotify.

Ao lado dos apps mais conhecidos e baixados, de uso geral, estão os segmentados, aqueles que facilitam o dia a dia de categorias específicas de profissionais. No caso de jornalistas, blogueiros, influenciadores, relações públicas e outros que atuam no mercado da comunicação, é possível realizar os mais diversos trabalhos com o auxílio dos aparatos do século XXI.

Conheça alguns aplicativos disponíveis no mercado.

Ustream – Transmissão ao vivo

Este aplicativo de transmissão ao vivo permite que você entre no ar o quanto antes, para não perder nenhum segundo de cobertura. Com ele, não é necessário nenhum outro equipamento, além do celular ou tablet para realizar o streaming. Ágil assim, é perfeito para responsáveis pela comunicação. Imagina transmitir nas TVs corporativas, em tempo real, o discurso do presidente da empresa em um evento externo?

E tem mais, o aplicativo é gratuito e está disponível tanto na Play Store como na App Store.

Echofon – Gestão de mídias sociais

Se as mídias sociais são grande parte da rotina de trabalho dos profissionais de comunicação, talvez seja hora de aderir ao Echofon – aplicação feita para gerenciamento de contas em redes como Facebook, Twitter e Instagram.

Além de ser gratuito, tanto para Androids como para iPhones, o app tem uma interface intuitiva, que facilita o uso das ferramentas e permite um excelente controle das suas contas, pessoais ou profissionais.

Flipboard – Acompanhamento de notícias

Estar a par dos acontecimentos no mundo é essencial para o trabalho dos comunicólogos. Para ajudar o profissional nesta missão, o Flipboard reúne todos os canais de comunicação favoritos do usuário, fornecendo conteúdo atual e integrado, em uma plataforma fácil de usar.

O aplicativo também adapta a timeline de acordo com as notícias da sua preferência, sem necessidade de ficar configurando o feed. Todo este conforto está disponível, gratuitamente, na Play Store e na App Store.

Snapseed – Edição expressa de imagens

Quando a informação precisa chegar logo aos canais de comunicação, o tempo pode ser um grande inimigo. O Snapseed oferece excelentes ferramentas de edição de imagens, proporcionando a você mais autonomia na hora de produzir uma comunicação.

Desde o mais básico dos tratamentos, como um simples filtro de luz, até os mais complexos, o Snapseed proporciona agilidade e qualidade na hora de finalizar uma foto. O aplicativo está disponível tanto para Android como para iPhone.

Transcrição Instantânea – texto em tempo real

Imagina ter o discurso transcrito simultaneamente enquanto o porta-voz fala? Esta é funcionalidade do Transcrição Instantânea, aplicativo desenvolvido pelo Google Research, que começa a transcrever o áudio na tela do celular assim que começa a gravação.

O texto pode ser armazenado por até três dias, e é possível configurar diversos idiomas de escuta. O único senão é que não armazena o áudio.

Para Android, busque como Transcrição Instantânea. Para iPhone, Transcribe - Speech to Text

Transforme áudio de WhatsApp em texto

Recebe muitos áudios pelo WhatsApp, e em horários inoportunos? Os aplicativos Transcriber for WhatsApp, para Android, e o Audio to Text for WhatsApp, para iPhone, poupam seu tempo. Eles ouvem o áudio em silêncio e transformam o conteúdo em texto.

Basta configurar o idioma e compartilhar o áudio recebido com o aplicativo, para ver a transcrição na tela. No Android, basta selecionar "Transcrever" na tela de envio. No iOS, antes de encaminhar, é preciso se certificar de que a opção "Audio to text" aparece no menu de compartilhamento.

Estes são só alguns, dos inúmeros aplicativos que tornam a rotina do profissional de comunicação mais fácil. Por isso, além de ficar de olho no que acontece pelo mundo, manter-se atualizado quanto às ferramentas online, para a melhor execução do seu trabalho, é essencial, já que quase todo dia aparece uma novidade.

Mais recentes